Mais de 20 objetos que estão dentro do prédio da boate Kiss farão parte do Memorial; obra deve começar em maio

Mais de 20 objetos que estão dentro do prédio da boate Kiss farão parte do Memorial; obra deve começar em maio

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Espelhos, portas e o guarda-corpo da entrada da boate Kiss são objetos que remetem à tragédia de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Um pouco mais de 20 desses itens farão parte do acervo do Memorial da Kiss. 

Nesta segunda-feira (8), a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) apresentou a seleção à construtora Infa Incorporadora, empresa responsável pela obra. O encontro foi no prédio que funcionava a boate, e que será construído o memorial, na Rua dos Andradas. A prefeitura de Santa Maria também esteve presente. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– Fizemos uma escolha por conta da densidade que esses objetos carregam consigo – contextualiza o presidente da associação, Gabriel Rovadoschi, que complementa:

– Esses objetos contam uma história pelo estado que ficaram. Objetos como espelho, o guarda-corpos, uma das portas aqui de dentro. Eles que por si só fazem parte do ‘narrar a história’. Por isso entendemos que seria importante lutar para que sejam preservados, para que possamos utilizar tanto no Memorial quanto em futuras exposições itinerantes. E levar essa história para outros lugares também. 


Início da obra 

Projeto do Memorial. Divulgação

É a partir da assinatura da ordem de serviço que a obra iniciará. Conforme o superintendente de Desenvolvimento Econômico, Jeferson Nunes, poder público e empresa firmarão o compromisso no mês de abril, mas sem data prevista. Após, a empresa responsável tem cinco dias para começar o trabalho. A previsão é que tenha início nos primeiros dias de maio.  

Além do mapeamento dos itens apontados pela AVTSM, a Infa Incorporadora fez o reconhecimento do local para planejamento e execução do trabalho. Feita a retirada dos itens selecionados, será realizada a demolição. O sócio administrador da empresa, Paulo Benedito, detalha o cronograma:  

– A previsão é que a demolição dure dois meses. Estamos mobilizando a equipe. Está previsto que o trabalho seja em dois turnos. Teremos movimentação dia e noite. Nós queremos adiantar esse estágio. Queremos ver se conseguimos fazer para 30 dias, prevendo o período de inverno, que marca alto índice de chuva, o que acaba atrapalhando a execução. 

O projeto do memorial

O memorial será construído na Rua dos Andradas, no exato local onde ficam as ruínas da boate Kiss, em que aconteceu o incêndio no dia 27 de janeiro de 2013. O projeto de 383,65 metros quadrados será feito em um único pavimento, para facilitar a acessibilidade e a manutenção.

  • Fachada – A proposta traz um muro de concreto e tijolos que bloqueia quase que inteiramente a visão do espaço interior, se vista da rua. De acordo com o autor do projeto, a austeridade da fachada representa o luto da cidade e exige respeito do visitante ao que aconteceu
  • O interior – Em contraste, ao atravessar o muro, encontra-se um espaço de luz e fluidez. O atravessar busca trazer uma ressignificação do luto e do pesar
  • No centro – No coração do projeto, haverá um jardim circular de flores. À sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia, suportam uma cobertura radial que abriga as diversas salas do conjunto
  • Ao fundo – Será instalado um auditório, composto por um palco central e plateia em lados opostos. Uma sala multiuso de caráter cultural abrigará o acervo em formato de exposição permanente multimídia. Do outro lado, optou-se por criar uma sala única que abrigará a sede da AVTSM, assim como demais áreas de reunião e atividades coletivas


Incêndio

O incêndio na casa de shows, em janeiro de 2013, causou a morte de 242 pessoas e deixou feridas outras 636.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Detran da Rua Duque de Caxias em Santa Maria volta a funcionar após ficar inoperante por três dias Anterior

Detran da Rua Duque de Caxias em Santa Maria volta a funcionar após ficar inoperante por três dias

Eclipse total do Sol acontece nesta segunda; saiba como ver pela internet Próximo

Eclipse total do Sol acontece nesta segunda; saiba como ver pela internet

Geral